sexta-feira, 8 de abril de 2011

Twitter na vanguarda da especulação bolsista

Um estudo conduzido por um aluno de doutoramento da Universidade Técnica de Munique concluiu que os investidores nos mercados financeiros que sigam atentamente o Twitter poderão conseguir margens maiores de lucro.


Timm Sprenger analisou 250 mil tweets enviados durante um período de seis meses e prevê que esta rede de microblogging irá continuar a oferecer informação especializada aos seus utilizadores, informação essa que lhes permite ter lucros superiores no mercado bolsista (média de 15%).

Milhares de mensagens relacionadas com as bolsas de valores são enviadas todos os dias via Twitter. No seu estudo, Timm Sprenger notou uma “extraordinária coordenação” entre aquilo que o Twitter está a dizer acerca de acções e as outras informações divulgadas por investidores e analistas.

“Não acho que seja o Santo Graal para fazer milhões, mas é uma fonte muito credível e legítima”, indicou Timm Sprenger, citado pela BBC.

Sprenger indicou ainda que as informações mais importantes foram sujeitas a retweets. Sprenger prevê que o Twitter - que já inclui a informação mais falada no feed dos Trending Topics - irá começar a oferecer versões cada vez mais especializadas do seu serviço.

Este aluno de doutoramento conduziu igualmente um estudo semelhante durante as eleições federais alemãs do ano passado. Usando o Twitter, Sprenger conseguiu prever o resultado final do escrutínio para cada partido político com uma margem de erro de cerca de dois por cento.

“Conseguimos ficar tão perto dos resultados verdadeiros como alguns institutos de sondagens, que gastam centenas de milhares de euros”, disse.

Sem comentários:

Enviar um comentário