IMCOMPETÊNCIA, FALTA DE PLANEJAMENTO NO SEU MELHOR,...
De acordo com o último balanço da Infraero (estatal que administra
os aeroportos), dos 202 voos domésticos previstos para decolares entre a 0h e
6h desta terça-feira, 53 (26%) estão atrasados e 10 (5%) foram cancelados.
A Gol registrava atraso em 46 dos 105 voos previstos para decolar
neste período em todo o país. Três deles foram cancelados. No total de 109 voos
domésticos do país, 38 (34,9 %) estão atrasados. Não há nenhum atraso nos voos
internacionais.
Entre a 0h de ontem e a 0h desta terça-feira, a Infraero
registrou atraso superior a 30 minutos em 614 (26%) do total de 2360 voos
domésticos programados para esta segunda-feira. Entre os 208 voos
internacionais, 38 (18,3%) atrasaram.
A Gol foi a responsável por 34% dos atrasos de todos os voos pelo
Brasil programados para ontem. Dos 818 voos domésticos da companhia, 430
(52,6%) atrasaram, enquanto para as viagens internacionais houve demora em 45%
(17) dos voos. A empresa também cancelou 102 voos -- do total de 140.
MOTIVO
Os atrasos registrados em mais da metade dos voos da Gol nesta
segunda-feira foram decorrentes de um acordo feito
entre a companhia e o Sindicato Nacional dos Aeronautas para que os tripulantes
não ficassem sobrecarregados. Segundo o secretário-geral do sindicato, Sergio
Dias, o acordo amenizou o problema de funcionários com horas de voo acima do
previsto por lei.
"Participamos de duas reuniões para levar denúncias para a
empresa [Gol] sobre a questão da sobrecarga dos tripulantes. Nós cobramos
algumas posições da empresa e ela tomou por liberalidade fazer alguns
cancelamentos de voos para estancar esse problema", afirmou Dias , explicando que outros
voos atrasaram justamente pela falta de tripulação disponível.
O cumprimento das regras relativas à jornada de trabalho de seus
tripulantes é o argumento que a Gol usou, hoje, para justificar os atrasos nos
voos. De acordo com nota divulgada pela empresa, com grande quantidade de voos
no último dia 30, "algumas tripulações atingiram o limite de horas de
jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram
impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia".
CUSTOS E CONSEQUÊNCIAS
Quase 72 horas depois do inicio de mais este período de crise, estima-se que o total de passageiros direta ou inderetamente afetados atinja os ca. 25 mil e custos na ordem dos 40 milhões de reais. Isto sem considerar o forte impacto negativo nos indíces de produtividade e efeciência de passageiros e empresas afectadas. Nitidamente a empresa perdeu o controle sobre as operações, tudo isto com a total conivência das autoridades INFRAERO E ANAC, sempre ausentes em situações criticas.
A propósito cadê o Ministro Nelson Jobim, está muito ocupado com a compra dos caças supersónicos e submarinos nucleares? Pois é "faturar" é certamente mais importante,... e claro este tipo de situações não são propícias à obtenção de votos.
Mais uma vez o cidadão cá está para pagar a fatura, e calar a sua indignação !!
Até quando ?
A propósito deste pequeno exemplo, imaginem a bagunça que vai ser em 2014!
Isto promete.....
@Ernesto Melo Vieira
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