terça-feira, 3 de agosto de 2010

US$ 1.024.366.950.540






US$ 1.024.366.950.540 um trilhão, vinte quatro bilhões, trezentos e sessenta e seis milhões, novecentos e cinqüênta mil, quinhentos e quarenta dólares e a contagem continua….!!!!! *
Uff, mesmo para escrever o número é um trabalho duro. E isto é o quê?
Este é o número que representa o custo estimado da luta antiterrorista - WAR AGAINST TERROR -  começada em 2001 até hoje.  Você ainda se recorda?
Para que, isto serviu? Você sabe? Sob uma análise simples das estatísticas, em termos de equivalência, nós poderíamos dizer, todo este dinheiro pagaria nos E.U.:




 161.677.766 de pessoas quee recebem cuidados médicos a renda baixa por um ano OU
 15.851.218 oficiais de patrulha da polícia ou do xerife por um ano OU
 18.317.348  sapadores-bombeiros por um ano OU
 132.716.897 bolsas de estudos para estudantes universitários por um ano OU
 188.536.667 estudantes que recebem concessões   OU
 395.755.864 crianças que recebem cuidados médicos a renda baixa por um ano


OU sob uma perspectiva global, este valor será ainda superior ao GDP / PIB ** anual de países tais como;


Austrália ou Coreia do Sul ou Países Baixos ou se você prefere Switzerland, Áustria e Sweden juntos! Impressionante… Que poderíamos nós dizer se este dinheiro foi aplicado à luta contra a pobreza e a obtenção de melhores cuidados de saúde, ou mesmo na investigação cientifica?


Quem tira proveito disto? Em tese,  todos os Bush's, Cheney's & companhia desta vida. Mas será realmente assim,... tenho dúvidas. Só tenho a certeza é que ficou perdedor: foi toda a população americana, e por efeito dominó,  toda a restante população mundial.
Também tenho a certeza que o Iraque está hoje em dia pior do que estava durante o governo de Saddam Hussein, do Afagenistão nem é preciso falar de tão evidentes que são os problemas e acima de tudo, estamos... todos nós mais inseguros do que estávamos aquando do 11 de Setembro. 
Sob uma  perspectiva meramente gerêncial e  todas estas ações eram e ainda são, um desastre total!  




Em contrapartida e com estas atitudes os E.U. capitalizaram contra si, todo o ódio e desprezo da grande maioria da população mundial, e um débito na conta corrente que torna os E.U. sob o o ponto de vista finançeiro, um sério candidato à falência. Tal só não ainda aconteçeu, devido "à contabilidade creativa” dos últimos anos  e ao sistemático financiamento da divída por parte dos chineses. Mas tudo isto tem e terá um preço. 


Que pode Obama fazer? Não muito. Provavelmente a médio prazo só lhe resta criar um programa especial  para a emigração dos americanos para o sul do continente. Quem sabe? Talvez os "amigos" mexicanos os aceitem...


Vamos continuar atentos...








* Dados de Costofwar.com
** Dados do IMF / FMI 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário