sábado, 11 de setembro de 2010

CHOCOLATE - COMBINA COM......


Pois é, chocolate combina com amor, beijos, carinho e porque não, com sexo apesar de uma pesquisa mundial SÉRIA ter revelado que as pessoas, principalmente as mais carentes, preferem chocolate a sexo.
Melhor seria ter os dois… mas .. cada um sabe de si !!! 

O chocolate já é especial desde o nome que originalmente lhe foi dado:
- Theobroma que do grego quer dizer “alimento dos deuses” e não deve ser à toa.

A história do chocolate começou com as civilizações asteca e maia, na América Central, onde hoje ficam os territórios do México e da Guatemala.
Lá no México os astecas veneravam o deus Quetzalcoatl. Ele personificava a sabedoria e o conhecimento e foi quem lhes deu, entre outras coisas, o chocolate. Os astecas acreditavam que Quetzalcoatl trouxera do céu para o povo as sementes de cacau. Eles festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos, oferecendo às vítimas taças de chocolate.

Um dia Quetzalcoatl ficou velho e decidiu abandonar os astecas. Partiu numa jangada feita de serpentes para o seu lugar de origem – a Terra do Ouro. Mas antes de partir prometeu voltar no ano de “um cunho”, que ocorria uma vez a cada ciclo de 52 anos no calendário que ele mesmo criara para os astecas.

Em toda aquela região a importância do cacau não residia apenas no fato de que dele se obtinha uma bebida fria e espumante, chamada “tchocolath”.
Colombo, o primeiro europeu a provar o chocolate, não lhe deu a mínima importância. Mal sabia que um dia ele seria apreciado no mundo inteiro.
Hoje, o Brasil ocupa a posição de sexto maior produtor mundial de cacau.

Sem comentários:

Enviar um comentário