quarta-feira, 14 de julho de 2010

“NÃO SOMOS IDIOTAS” disse Luís Inácio Lula da Silva

Falta tudo para 2014, ou será que não ?

Passados três anos, de dar a Copa de 2014 ao Brasil e um dia após o encerramento do Mundial da África do Sul, a Fifa fez um alerta às autoridades brasileiras.
"Falta tudo" para que o País possa organizar o evento em quatro anos. A entidade ainda avisou: passará a fazer pressão para que as obras sejam aceleradas. O Tribunal de Contas da União chegou à mesma conclusão e, por meio de relatório, apontou que as "providências estão impressionantemente atrasadas".
O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, foi duro e direto em sua análise. "Temos alguns problemas", declarou, ontem, em Johannesburgo. A lista do dirigente, na realidade, é longa e complexa. "Precisamos construir estádios, estradas, o sistema de telecomunicações, aeroportos e ver se há mesmo capacidade suficiente em hotéis." Em resumo, o recado da entidade é de que nada está em dia.
Não há definição de onde o correrão os jogos de abertura e semifinais, como será a infraestrutura, quais aeroportos vão ser utilizados, nem mesmo garantias financeiras. Um integrante do Comitê Executivo da Fifa afirmou ao Estado que, se o Brasil não tivesse concorrido sozinho para organizar a Copa de 2014, não teria saído vencedor, "tão grande é a falta de planejamento". Para 2018 e 2022, há na Fifa quem tenha a sensação de que os candidatos estão mais bem preparados que o Brasil.
Nos bastidores, o País vem sendo considerado pela Fifa como tão problemático ou até pior que a África do Sul para a realização da Copa. Antes do início do Mundial, o presidente da entidade, Joseph Blatter, chegou a apontar que "o Brasil não era um paraíso", em sinal de insatisfação com a forma como dirigentes e políticos vêm lidando como evento. Dois anos. Em maio, Valcke já havia dito que os trabalhos no Brasil estavam "impressionantemente atrasados". Sua avaliação é de que o atraso chegava a dois anos.
Na quinta-feira, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, garantiu que essa não era mais a situação do Brasil e que as obras estavam já em andamento. Mas alertou para a situação dos aeroportos. Na sexta-feira, foi a vez de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacar quem duvidasse do Brasil. Para ele, era "descabido" questionar se o País estaria pronto para a Copa, garantindo que investimentos seriam feitos e que não faltariam aeroportos.
Lula chegou a se irritar com o questionamento. "Se o Brasil não tiver condições, garanto que volto da África a nado." Valcke, que terá de tomar decisões sobre estádios e sobre o formato da competição no Brasil, admite que o trabalho não será pequeno. "Vamos trabalhar em todos esses assuntos." A Fifa havia prometido que falaria de 2014 após o final da Copa de 2010. Mas, ontem, um dia depois da final da Copa,o sentimento ainda era de que não se deve ria tratar do assunto diante d grande número de polêmicas. entidade estava decidida a não permitir que jornalistas brasileiros tomassem a entrevista coleiva para falar de 2014. Vários jornalistas do País que pediram palavra simplesmente não foram atendidos. Blatter admitiu que fará um visita até o fim do ano ao Brasil antes do fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva Mas a relação entre a Fifa, a CBF e o governo hoje não é das melhores. Lula desistiu de assistir à final da Copa, o que foi considerado um ato de menosprezo à entidade que levará o Mundial ao Brasil em 2014.
Em resposta ontem no lançamento do edital de concorrência do projeto do Trem de Alta Velocidade (trem bala), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro., Lula da Silva, diz “"Vocês viram que terminou uma Copa do Mundo na África do Sul agora e já começam aqueles a dizer: ?Cadê os aeroportos brasileiros? Cadê os estádios brasileiros? Cadê os corredores de trem brasileiros? Cadê os metrôs brasileiros??, Como se nós fôssemos um bando de idiotas que não soubéssemos fazer as coisas e não soubéssemos definir as nossas prioridades", afirmou o presidente, nesta terça-feira, em Brasília,

Afinal quem tem razão? Ou será que Lula da Silva, vai ter de regressar a África a nado?



@ Ernesto Melo Vieira
Consultor – MEng,Msc, MBA
13Jul2010

Sem comentários:

Enviar um comentário