sábado, 10 de julho de 2010

O BRASIL É COMO O FUTEBOL?


Não é a primeira vez que o futebol nos dá lições. Recusar-nos a aprendê-las vai-nos tirar o direito a criticar técnicos e jogadores e sobretudo encarar os factos. A derrota da Seleção do Brasil com a Holanda, foi transparente e exemplar para quem tem olhos para ver a realidade - sem as fumaças do marketing politico e comercial -. O jogo foi um retrato no qual boa parte dos brasileiros se recusa ainda  em se rever.
O primeiro tempo demonstrou o que os brasileiros podem ser : têm potencial, são criativos, alegremente competitivos e apaixonados por eles próprios.
O segundo tempo deixou claro o que realmente são: coniventes com o erro, pouco persistentes no acerto e iludidos com a sua dimensão e estádio de desenvolvimento.
Sim, o Brasil brilhou nos últimos 10 anos ao fazer “ os trabalhos de casa “ no âmbito económico e social, mas o mais difícil ainda está por fazer.
O fracasso que se seguiu à verdadeira exibição de talento e autoconfiança, talvez sirva para compreenderem o ponto “perigoso” em que se encontram, entre o sucesso e a desilusão.


@ Ernesto Melo Vieira
MEng, MSc, MBA
Consultor

Sem comentários:

Enviar um comentário